Os benefícios da água morna com limão em jejum


Tomar água morna com limão em jejum pela manhã é uma dica das antigas. Quem me falou disso pela primeira vez foi a minha mãe, acho que tinha uns 12 anos de idade. Lembro que ela tinha um livro sobre dieta/alimentação macrobiótica. 
alimentação macrobiótica: alimentação baseada no equilíbrio entre os polos yin (negativo) e yang (positivo). Os alimentos priorizados são os naturais, livre de agrotóxicos, não industrializados, sem conservantes, gorduras hidrogenadas e farináceos brancos, nada de gordura trans e sódio, nenhum tipo de alimentos congelados ou enlatados, nada de chocolate ou açúcar. Leia mais
A questão é que lá já se falava muito sobre os benefícios do limão e seus derivados. A pouco tempo também descobri que essa é uma indicação da ayurveda o nome dado ao conhecimento médico desenvolvido na Índia há cerca de 7 mil anos. Tentei implementar esse hábito na minha vida pela primeira vez quando ainda era adolescente - parece que foi ontem mas faz tempo. Não consegui, deixei de lado mas aquilo sempre voltava a minha cabeça. Até que no ano passado tentei novamente e não é que consegui fazer disso um novo hábito? Lembro que naquela época achei o limão muito azedo mas dessa vez não.

E pra quem não sabe além da tequila a limonada é uma bebida típica mexicana. Isso porque a encontramos em todos os lugares, é muito saborosa e refrescante. Por lá desenvolvi o hábito de tomar água com gás e limão. Aqui infelizmente não consigo porque a água e o limão são diferentes, não têm o mesmo sabor, acredite se quiser. 

Desconfio que o nosso paladar muda com o passar do tempo e o que antes era doce, hoje pode ser sentido como muito doce e vice-versa para o amargo ou o azedo. O mesmo aconteceu com o café sem açúcar, tentei uma vez, não consegui, tentei uma segunda vez e agora não consigo tomar café com açúcar. Mas vamos aos benefícios do limão:
- desintoxica o organismo
- desincha, pois tem efeito diurético
- aumenta a sensação de saciedade ou seja, a sensação de fome diminui
- limpa o paladar, tirando a vontade pela doceria
- fortalece o sistema imune, protegendo contra doenças
- evita o envelhecimento precoce, pois combate os radicais livres
- alcaliniza o sangue, o que o torna um excelente antioxidante
- melhora o metabolismo
- limpa o intestino, eliminando excesso de gordura e muco
- tem poucas calorias, ou seja, não engorda
- é rico em nutrientes que melhoram o funcionamento hepático
- é rico em fibras o que melhora o transito intestinal
- atua na azia, gastrite e queimação 

E de quebra sinto que ele dá uma boa energia. Recentemente fiquei sem tomar o suco pela manhã e senti muita falta. Realmente me sinto muito mais disposta nos dias que tomo, até porque agora esse ritual se tornou um hábito. Super recomendo que você tente também, como citei, os benefícios são inúmeros.

Mais uma dica extra, se tu quiser dar um up na imunidade é recomendado tomar uma vez por semana chá de gengibre, com mel e limão, de preferência morno ou frio. Essa receita aparece sempre por aqui quando algum resfriado ameaça dar as caras. É tiro e queda.

E aí pessoal o que vocês acharam dessa dica? Alguém já faz uso da água morna com limão? Me conta aí.

Tchau tchau.

Obrigada pela visita!

Postar um comentário