Como planejar a rotina doméstica

No início do ano escrevi um post com doze metas para ser mais feliz em 2017. No mês de janeiro a intenção era me dedicar ao primeiro tema: organização. E nesse mês de fevereiro o segundo tema é tempo de qualidade com a família. No meu ultimo post sobre organização pré defini de que forma pretendia me organizar e também dei algumas dicas, principalmente no que se refere as tarefas domésticas.

Pois bem. Confesso que não consegui me dedicar e me organizar da forma como pretendia. Sabe como é. O maridão ficou quase todo os mês de férias e então não eram duas crianças parta cuidar e sim três - hehehehe - brincadeirinha. Mas as férias mudou a nossa rotina. Saímos bastante, arrumamos algumas coisas e resolvemos algumas pendências. Portanto, apenas na semana passada consegui estruturar a minha grade de atividades para colocar em prática o item organização.

Vale lembrar que apesar de cada mês ser focado em alguma meta a ideia é fazer com que todos os demais meses sejam beneficiados por essas mudanças. Ou seja, não é porque janeiro foi o mês da organização que fevereiro vai voltar a ser uma bagunça. Não, pelo contrário. Vou continuar testando, observando, colocando em prática as ações propostas e trabalhando muito para mudar muitos hábitos.

Conforme comentei a ideia é ir vendo o que de fato funciona na prática para mim. Nesse mês me organizarei da seguinte maneira.

Segunda
Lavar roupa.
Dobrar e guardar as roupas secas.
Isso parece besteira, mas tenho um péssimo hábito de tirar a roupa do varal - que fica na sacada - e coloca-la sobre um sofá - ao lado da porta da sacada - e quando dá eu dobro e guardo. Acontece que às vezes passam-se dias e a pilha só aumenta. Portanto quero acabar com isso e não deixar para depois o que posso fazer em 10 minutos.
 
Terça
Limpar sala: aspirar sofá, varrer, passar pano no chão e tirar o pó.

Quarta
Limpar o banheiro

Quinta
Limpar os quartos: varrer e passar pano
Trocar a roupa de cama.
Lavar a roupa de cama

Sexta
Definir o cardápio semanal da próxima semana.
Definir a lista de compras para a próxima semana
Dia da organização
Na sexta quero realizar alguma tarefa de organização. Penso em listar todas as coisas que quero realizar no mês e tentar encaixa-las na sexta. Por exemplo: limpar e organizar os armários da cozinha, o guarda-roupa, separar o que é doação, organizar pastas com contas e recibos, organizar o rodízio de brinquedos, etc. 

Sábado
Feira e mercado 

O que deve ser feito todos os dias
Varrer e passar pano no chão da cozinha. Lavar a louça. Limpar superficialmente o fogão. Destralhar a mesa de vidro - que fica na sala e acumula os mais diversos objetos ao longo do dia e semana. Guardar os brinquedos.
Essas são as tarefas - que acredito - é o mínimo que preciso fazer para ser feliz em casa. Ou para que ela fica minimamente decente.

Uma vez ao mês
Selecionar e baixar as fotos do celular e da máquina.
Selecionar 10 fotos para revelar no fim do ano.
Fazer uma lista de tarefas
Pensar nos temas dos posts e vídeos

Para fazer todos os dias
Listar as tarefas à serem realizadas no dia seguinte, antes de dormir.

Essas foram as minhas principais necessidades apontadas inicialmente. Acho que para um começo está bom. Depois de ver como funcionará na prática, talvez faça mais algumas mudanças e ajustes, assim como preciso listar outras tarefas e qual a periodicidade que deverão ser feitas, como por exemplo: limpar o forno, a geladeira, o micro e etc.

Para algumas pessoas isso parece besteira, mas para uma pessoa com uma pequena tendência à procrastinação isso é um avanço. Mais alguém comigo na busca por uma rotina doméstica mais feliz e organizada? Se sim ou não, deixe um comentário.

Até mais pessoal.

Obrigada pela visita!

Postar um comentário