Receita de creme de cenoura

Durante boa parte da minha vida eu só gostei de três tipos de sopa: legumes, feijão e agnoline ou capeleti, uma sopa típica da região da Serra Gaúcha onde moro. Fora essas três, não sentia nenhuma atração por outros tipos de sopas também conhecidas por creme. No México crema. Isso mudou no dia que meu primeiro filho nasceu. As idas e vindas ao hospital me proporcionaram momentos interessantes.

Ao contrário dos hospitais da minha atual cidade - Caxias do Sul - que oferece uma lanchonete com frituras e porcarias para os visitantes e colaboradores o hospital CIMA de Monterrey têm um restaurante onde todos fazem as suas refeições, inclusive aqueles internados no hospital, se o médico liberar. Aquela estadia no CIMA mudou o meu conceito de "comida de hospital". Para ter noção no dia seguinte, eu recém parida com soro na veia, estava comendo um hambúrguer delicioso no conforto do meu quarto. Isso foi demais.

Voltando ao assunto da sopa, para facilitar a minha vida, geralmente almoçava no hospital e sempre tinha alguma opção de creme para o almoço. Foi lá que me encantei pelo creme de cenoura e pelo de milho. Espetaculares. Só de lembrar dá água na boca. É claro que depois corri para a cozinha para aprender a fazer uma sopa que chegasse aos pés daquela que havia provado. 

Essa semana depois de um bom tempo, decidi fazer essa receita e compartilha-la com vocês. Já que o clima por aqui esfriou, uma sopa veio bem a calhar. Até o Ben aprovou, então vamos à receita.

Ingredientes

01 cebola
02 batatas
03 cenouras grandes
03 colheres de requeijão cremoso ou nata
01 colher de chá de manteiga
Sal e Pimenta do reino à gosto
Azeite de oliva

Refogue a cebola com um fio de azeite de oliva e com a manteiga. Adicione as batatas e as cenouras cortadas em cubos grandes. Acrescente uma boa quantidade de água com sal e deixe cozinhar. Quando elas estiverem moles escorra os ingredientes mas guarde o caldo para depois.

Leve ao liquidificador a cenoura, a batata e a cebola e triture. Coloque um pouco de caldo no liquidificador para ajudar a triturar tudo. Ela deve ficar uma mistura cremosa. Leve o creme novamente para a panela e acrescente o requeijão ou a nata e deixe ferver novamente. Teste o sal e acrescente a pimenta do reino.

Se preferir tu pode adicionar uns pedacinhos de queijo gorgonzola para dar um gostinho especial. Mecha até derreter o queijo e "listo" está pronto o creme de cenoura. Sirva com umas torradinhas e "buen provecho".

 Até a próxima pessoal.


Obrigada pela visita!

Postar um comentário