Cinco cuidados para prevenir o aparecimento de estrias na gravidez

A pele, assim como as demais partes do nosso corpo, sofrem muitas mudanças com a gravidez. O cuidado com a pele ganha uma importância maior nesse período, principalmente para prevenir o aparecimento de estrias na gravidez. As estrias caracterizam-se por um rompimento das fibras elásticas que sustentam a camada intermediária da pele, formada por colágeno e elastina - responsáveis pela sua elasticidade e tonicidade. As estrias podem aparecer durante depois da gestação, por isso é importante criarmos alguns hábitos que ajudam a prevenir essas malditas. Confira abaixo as principais dicas para preveni-las.

Foto: Getty Images
● Beba água
Mais do que nunca nessa fase o consumo de água deve ser elevado. O recomendado é que se consuma de 2 a 3 litros diariamente. O corpo humano traz em sua composição 70% de água, entre as funções do líquido no organismo estão o transporte de nutrientes, o que possibilita a maior parte das reações químicas que mantêm o funcionamento do corpo e das células. Quando estamos hidratados nossa pele fica mais macia e elástica, o que ajuda já que ela passará por um estiramento conforme os meses vão passando. E o mesmo vale para depois do nascimento, onde a pele precisa voltar ao normal. Por isso, beba água.

● Hidrate a pele
A hidratação da pele deve ser diária e deve ser feita no mínimo duas vezes ao dia nas áreas onde se quer prevenir as estrias: barriga, seios - ao redor e não nos mamilos - e quadril. De acordo com a minha dermatologista não é preciso usar cremes caros e específicos para isso e aplica-los apenas uma vez ao dia porque o que realmente faz efeito é essa continua aplicação. Ou seja você pode usar qualquer hidratante desde que contenha glicerina em sua fórmula, mas aplica-lo várias vezes ao dia. Outra dica é usar óleo de amêndoas doce assim que sair do banho com a pele um pouco úmida e depois passar o hidratante por cima. Essa hidratação deve ser realizada durante a gestação e no pós-parto.

● Banhos quentes
A água quente pode ressecar a pela, pois ela ajuda a eliminar a camada natural da pele. Por isso evite banhos quentes e longos. Opte por banhos rápidos e mornos.

Faça exercícios
A prática de exercícios físicos ajudam a manter o peso e consequentemente as estrias. Eles também ajudam na disposição e no bem estar da gestante. Mas é importante conversar antes com o seu médico, pois os exercícios de impacto geralmente devem ser evitados e a intensidade das atividade merece atenção. Os mais indicados para essa fase são: caminhada, hidroginástica e yoga.
 
● Cuidado com o peso e alimentação
Uma das principais causas da estreia é o ganho de peso de forma abrupta, por isso é importante ficar de olho na balança e engordar o indicado pela sua médica, que em geral fica em torno de 9 a 12kg. Outro fator importante é a alimentação. Alimentos ricos em Ômega 3, como o peixe, nozes e linhaça devem ser adicionados à dieta. Assim como ingerir alimentos ricos em vitaminas A, C e E, pois elas desempenham um papel importante na prevenção das estrias.
A vitamina A incentiva a formação de novas células e pode ser encontrada em alimentos como o leite, sardinha, ovos, em vegetais de folhas escuras como brócolis, couve e espinafre e em frutas de cor amarelo/alaranjado como a laranja, mamão, pêssego e cenoura, entre outros.
A vitamina E é essencial para uma pele saudável, além de ajudar na reparação da pele danificada, ela é um poderoso antioxidante com propriedades de antienvelhecimento celular. E na sua maioria, pode ser encontrada em alimentos de origem vegetais, como sementes e cereais integrais.
Por sua vez, a vitamina C protege e ajuda a manter a aparência da pele, pois ela exerce quatro principais funções: antioxidante, regenera, hidrata e ilumina a pele. Além de que também ajuda na produção de novas células. A vitamina C pode ser encontrada em vegetais como a rúcula, o agrião e o couve. Em frutas como: laranja, limão, abacaxi, morango e goiaba, entre outros. O tomate e o pimentão também são importantes fontes dessa vitamina, lembrando que seu consumo deve ser cru, pois o calor destrói a vitamina C.

E então o que acharam dessa dicas para prevenir o aparecimento de estrias na gravidez? Por enquanto estou conseguindo mate-las longe da minha barriga.

Obrigada pela visita!

Postar um comentário