Desejo do dia: Bolo de cenoura

Para adoçar o meu dia e fazer o Benício dar cambalhota na minha barriga, preparei um bolo de cenoura para lá de gostoso. Depois de testar algumas receitas, escolhi uma e fiz a redução nos ingredientes para a minha necessidade. A quantidade dos ingredientes é perfeita para um casal e ainda dá para o Joaquim levar para o trabalho de lanche. Vamos a receita?

Para o bolo você vai precisar de:
02 cenouras médias.
1/4 xícara de óleo.
02 ovos.
01 xícara de açúcar - o açúcar do México é bem mais doce do que o do Brasil e acabo colocando um pouco menos.
1 1/2 xícara de farinha de trigo.
● 01 colher de sopa de fermento royal.


Os preparativos:
Rale a cenoura.
Bata no liquidificador por uns cinco minutos a cenoura ralada, os ovos e o azeite. Se tiver dificuldade para bater a massa pode acrescentar um pouquinho mais de azeite.


Acrescente aos poucos o açúcar e continue bater por mais alguns minutos. Isso vai garantir um bolo fofinho.


Se o seu liquidificador for dos bons pode acrescentar a farinha aos poucos e continuar batendo. Geralmente eu acrescento 1 xícara no liquidificador e a outra metade deixo para acrescentar no bol e termino de bater a massa na mão. Meu liquidificador é dos bons, amo ele mas prefiro não sobrecarrega-lo.


●  Quando a massa estiver bem homogênea acrescente o fermento e mescle devagar.
Agora é só untar a forma com bastante azeite e farinha - para o bolo não grudar na hora de desenforma-lo - leve ao forno pré-aquecido em 180° por uns 40 minutos.


Quando sentir o cheirinho de bolo pela sua casa e ele estiver levemente dourado, desligue o forno e o deixe ali dentro para dar uma esfriada, assim ele vai levar um susto e despencar de tamanho. Uns 15 minutos depois tente desenforma-lo sem quebrar. Boa sorte nessa fase, porque eu sempre preciso.

Depois de desenformado e com buraquinhos feitos com a ajuda de um garfo ou de um palito de dente, vamos a cobertura!!!

Para a cobertura você vai precisar de:
01 colher de manteiga
05 colheres bem cheias de açúcar - gosto de usar o cristalizado.
04 colheres de Nescau bem cheias - gosto da cobertura com sabor de chocolate meio amargo.
5 colheres de leite - dessa forma você vai ter uma cobertura durinha, igual a da nega-maluca, caso goste da cobertura mais molhada é só colocar mais leite. 
 
Quando a cobertura começar a ferver está pronta para ser devidamente derramada por cima do bolo. Agora é só partir para o sacrifício! Hummmmm

 

Dei um plus para a cobertura com uma latinha de leite condensado fervido. Deu água na boca, vou ali comer mais um pedaço e já volto!

Obrigada pela visita!

Postar um comentário