10 Itens essenciais para o guarda-roupa feminino

Em busca do meu próprio estilo fiz um lista de itens essenciais para o guarda - roupa. A inspiração para essa lista veio de alguns programas que dão um up no visual de telespectadoras e consequentemente dão algumas dicas preciosas sobre peças que combinam com o seu tipo de corpo, dentre eles estão: Tim Gunn - Guru de estilo e Esquadrão da moda, aqui no México conhecido por "No te lo pongas" com apresentação de Clinton Kelly e Stacy London. Com essas pequenas dicas é possível começar a fazer uma remodelação no visual, começando por peças básicas para depois incrementar com peças mais ousadas.


De acordo com Tim Gunn 10 itens básicos no guarda-roupa são suficientes para repaginar o estilo de uma mulher e consequentemente facilitar o seu dia a dia. Essa lista organizada por Gunn em seu livro "Tim Gunn`s of Style", guia de estilo sem tradução para o português é famosa pelo mundo. Todas as peças sugeridas se combinam entre si e são ideais para serem combinadas a muitas outras peças menos básicas e que estão na moda. Segundo Tim a lista deve ser personalizada por cada mulher, "Tem e deve de personalizar esses itens. Não são os mesmo para cada pessoa, assim que selecione os estilos que sejam mais adequados para a sua vida e para o seu gosto", aconselha Tim. Além de ser apresentador, ele é consultor de moda, chefe de criação da marca Liz Claiborne e por 24 anos foi professor de Parsons School of Design de Nova York. Vamos a lista: 

Vestido Básico
O vestido deve ser neutro, para ser usado durante o dia, adequado para trabalhar ou ir a um coktail. Ele deve ser atemporal, de cor sólida ou com um estampado que não saia de moda, para que a peça não remeta necessariamente a uma temporada do ano.

Pretinho básico
O vestido preto é um clássico e toda mulher deve ter pelo menos um no armário. Ele não deve ser nem muito curto e nem muito comprido, um palmo acima do joelho é uma boa medida, sem muitos detalhes e enfeites. De preferência sem mangas, com um tecido versátil. Se pode combinar com um cardigã, uma jaqueta ou até mesmo com uma sapatilha, dependendo da ocasião.



Camisa branca

Deve-se buscar uma que enfatize as áreas que mais goste do seu torso e que esconda ou disfarce a parte que você não goste tanto. Evite babados, mangas bufantes, listras e cuidado para que a camisa não fique apertada no peito. Lisa, sem adornos e acinturada é a ideal.


Casaco ou Blazer

Um bom casaco é sempre necessário para qualquer pessoal. Seja para uma apresentação no trabalho, uma reunião, uma entrevista ou simplesmente para uma noite casual ou formal. Deve ficar bem nos ombros, destacar a sua figura e que fique levemente acinturado. Combina perfeitamente com uma camiseta e com jeans criando um look informal chic.




Calça de alfaiataria
Busque uma calça que provavelmente usaria para trabalhar. O ideal é que seja justa no quadril e reta nas pernas, mas isso depende do seu tipo de corpo. Pode ser preta, azul escura ou cinza, o ideal é que seja neutra e que combine com tudo. Esqueça das listras, dos quadrados ou de qualquer detalhe. Fuja do poliéster barato e invista em um tecido que seja mais bonito, duradouro e com um bom corte.


Trench coat ou gabardine
Tim Gunn se refere ao clássico gabardine impermeável bege com um cinto. Essa é uma peça perfeita para o outono ou para aqueles dias que prometem mudanças climáticas. Quem mora em Caxias do Sul sabe do que estou falando. Você pode escolher um que tenha o comprimento até a metade da coxa ou um pouco mais abaixo. Pode escolher um que seja da sua cor preferida ou uma cor neutra, tudo depende das cores que tem no seu guarda-roupa. O negro é elegante, o branco chic, mas o bege é clássico, não sai de moda e também combina com tudo. Eu indico ter dois: um no bege e outro em outra cor, porque eles são básicos, chiquérrimos e perfeitos para os dias chuvosos.


Uma saia na sua medida

Escolha um modelo clássico, a saia lápis é uma boa opção, que seja ideal para usar tanto em um encontro, quanto para trabalhar. A altura depende do seu tipo de corpo, mas deve evitar as curtas para não mostrar além do recomendável.


Suéter ou cardigan de cashmere

Elegantes, lindos, macios, assim é um verdadeiro cashmere. Procure por uma cor que seja lisa, sem estampados, de preferência com um tom próximo as cores mais usadas no seu guarda-roupa.


Jeans
Imprescindível para qualquer guarda-roupa, os jeans são úteis e versáteis. Para Tim, os melhores são os escuros, sem lavagens e com um caimento reto na perna da mulher a partir do quadril. Adoro jeans escuros e tenho uma queda por jeans skinny com cintura média. Os jeans discretos, sem detalhes ou partes rasgadas, são os melhores para combinar com qualquer peça e para qualquer ocasião, seja do dia ou da noite. 

Roupa para esporte alternativa
As vezes desejamos comodidade e praticidade, mas esse não deve ser um pretexto para se descuidar. Esse é um item que deve ser escolhido a partir do seu estilo de vida. Pode ser uma legging, uma calça montaria, um abrigo, o importante é que seja uma peça elegante e bonita, mesmo que seja apenas para um passeio no parque. As calças de moletom ou lycra são apenas para a academia. Lembre-se disso.

Um comentário

  1. ótimas dicas...estou precisando ter umas peças coringas no meu guarda roupa...

    ResponderExcluir