Chega de açúcar! Diário de uma viciada


Desde que me entendo por gente o açúcar - nas suas mais variadas formas - está presente na minha vida. Quando era criança comia muitos doces, balas, chocolates, biscoitos e tomava refrigerante, quase que diariamente, se não diariamente. Minha mãe sempre tentava impedir. Ela raramente comia doces, acontece que tínhamos um restaurante, minha porta de acesso para o mundo das porcarias. Se ela não me desse eu pegava escondido. Não me orgulho nenhum pouco disso.

Muitos anos se passaram e continuei comendo guloseimas, mesmo "ciente" de que tudo o que comia era produzido de uma forma nojenta, que fazia mal ao organismo, que engordava e todo aquele discurso conhecido. Têm dúvida? Pesquisa do que os chicletes são feitos. 

CURIOSIDADE: No México o junk food ou o que também chamamos de porcarias são conhecidas como "comida chatarra". Em geral são alimentos com altas taxas de gordura, açúcar, sal, condimentos ou aditivos alimentícios.

Cresci, tive filhos e comecei a repensar que tipo de hábitos ou vícios - porque o açúcar é uma droga como qualquer outra, pesquisa sobre os efeitos dele no cérebro - eu estaria passando de forma consciente ou inconscientemente aos meus filhos. Comecei a ler sobre o que os carboidratos, sobretudo os refinados e açucares, fazem ao nosso organismo, sobre o processo de metabolização e produção de insulina, a médio e longo prazo. Ao mesmo tempo repensei a minha relação com o doce e de que forma ele poderia estar relacionado a muitos sintomas, incluindo a psoríase. Me interessei também em estudar mais sobre os hábitos, como eles são formados e entendidos pelo nosso cérebro. 

Um belo dia encontrei não me lembro como - alguns dirão que foi acaso, outros destino - um livro com o nome "CHEGA DE AÇÚCAR", exatamente o mantra que perambulava pela minha mente. Li a amostra, comprei e comecei o plano, isso lá pelo fim do ano passado! A autora propõe uma restrição de todos os tipos de açúcar por dois meses, incluindo as frutas porque contém frutose. No primeiro capítulo ela sugere que em vez de cortar o açúcar de forma abrupta que o faça aos poucos durante as duas primeiras semanas. Inclusive ela dá boas dicas de alimentos e receitas que ajudam na transição. 

Comecei a seguir o programa confiante de que conseguiria diminuir até eliminar os açúcares do meu dia a dia. Acontece que cada vez que eu pensava em diminuir eu me entupia de barras e barras de chocolate. Malditas promoções pague três e leve quatro! Cada vez que eu pensava em parar, mais eu comprava, mais eu comia. Cheguei ao ponto de comer um quilo de bombom em quinze dias. Dizendo para mim que quando acabasse eu começaria a desintoxicação. Ledo engano. O tempo passou e nada de começar e nem de diminuir. Consciente de que eu não conseguiria dessa maneira parti para tudo ou nada. Resolvi ser radical e restringir o consumo do dia para a noite, ou melhor do dia para a tarde.

Sempre acreditei que o meu problema não era o açúcar em si e sim o chocolate. Não costumo comer doces, mas chocolate... A ficha caiu quando comecei a ler os rótulos e percebi que sim eu era viciada em açúcar e não em chocolate porque a quantidade de açúcar contido nas barras de chocolate é muito maior que a de cacau. Bingo! Eu não era chocólatra como passei a vida pensando e sim – quem é viciada em açúcar é o que? Açucólatra? 

Ao mesmo tempo em que tomei a decisão de ser radical e começar o plano de desintoxicação, comecei a analisar os meus hábitos e percebi que aqueles bombons antes e depois do almoço não eram apenas um vício, eles faziam parte de um hábito, desenvolvido em algum momento da minha vida. 

"Nos últimos 15 anos, aprendemos muito sobre o funcionamento dos hábitos e como mudá-los. Os cientistas explicaram que todo hábito se compõe de deixa, rotina e recompensa. A deixa é o gatilho que diz ao cérebro para entrar no modo automático e usar este ou aquele hábito. Depois há a rotina, o comportamento propriamente dito, que pode ser físico, mental ou emocional. Por fim, vem a recompensa, que ajuda o cérebro a perceber se valerá a pena recordar esse hábito específico no futuro. Com o tempo, esse ciclo deixa-rotina-recompensa, deixa-rotina-recompensa, deixa-rotina-recompensa se torna mais automático e a deixa e a recompensa se entrelaçam neurologicamente". Charles Duhigg, autor de O poder do hábito.

Para testar a minha teoria, busquei novas deixas para modificar esse habito. E confesso que enquanto estou aqui escrevendo esse texto estou lutando contra a vontade de beliscar um chocolate. Faz alguns dias que iniciei a jornada “chega de açúcar”. Quer saber como foram esses primeiros dias? No próximo post conto para vocês. Também prometo em breve escrever mais sobre os hábitos, o vício, malefícios do açúcar e sobre o programa de desintoxicação que estou fazendo.

E você, é viciada (o) em açúcar também? Já fez ou pensei em fazer uma desintoxicação?
Me conta nos comentários

Até mais. Thau tchau.


Cinta pós-parto: qual usar?


Toda sexta-feira é dia de vídeo lá no canal e se tu ainda não é inscrito, inscreva-se e ative as notificações para receber as atualizações. No vídeo de hoje, resolvi compartilhar com vocês a minha experiência com cintas pós-parto. Marque as futuras mamães.

Durante a minha primeira gestação comprei três modelos diferentes para usar. Na época não tinha informação, experiência, muito menos ideia de qual modelo seria o mais indicado, já que isso depende de cada um. Por isso, resolvi mostrar as cintas que comprei e qual recomendo caso tu decida usar. Dá uma olhada.



E aí, o que acharam? Eu recomendo o uso de cinta, sinto que me deu uma segurança maior e me ajudou a colocar tudo em ordem depois do parto. E você, já usou ou pensa em usar a cinta- pós parto?

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Vídeo novo todas as sextas ;)

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Até mais pessoal. Tchau. Tchau.

Sal verde temperado com ervas aromáticas


O sal verde é uma ótima alternativa para temperar as receitas com muito sabor e menos sódio. Há algumas semanas fiz a mistura de sal grosso triturado com  ervas aromáticas e desde então Não usei o sal refinado na comida. É fácil, prático, aromático, saboroso e saudável.
Para fazer o sal você vai precisar de:

Ingredientes: 1 xícara de sal grosso
20 gramas de ervas aromáticas: manjerona, manjericão, tomilho, alecrim e louro

Modo de preparo: triture tudo no liquidificador ou no mixer e pronto!

Super fácil não é mesmo? Também fiz um vídeo com a receitinha, dá um play e aproveita para se inscrever no canal.


E aí, o que você achou? Já conhecia o sal verde?

Os benefícios da água morna com limão em jejum


Tomar água morna com limão em jejum pela manhã é uma dica das antigas. Quem me falou disso pela primeira vez foi a minha mãe, acho que tinha uns 12 anos de idade. Lembro que ela tinha um livro sobre dieta/alimentação macrobiótica. 
alimentação macrobiótica: alimentação baseada no equilíbrio entre os polos yin (negativo) e yang (positivo). Os alimentos priorizados são os naturais, livre de agrotóxicos, não industrializados, sem conservantes, gorduras hidrogenadas e farináceos brancos, nada de gordura trans e sódio, nenhum tipo de alimentos congelados ou enlatados, nada de chocolate ou açúcar. Leia mais
A questão é que lá já se falava muito sobre os benefícios do limão e seus derivados. A pouco tempo também descobri que essa é uma indicação da ayurveda o nome dado ao conhecimento médico desenvolvido na Índia há cerca de 7 mil anos. Tentei implementar esse hábito na minha vida pela primeira vez quando ainda era adolescente - parece que foi ontem mas faz tempo. Não consegui, deixei de lado mas aquilo sempre voltava a minha cabeça. Até que no ano passado tentei novamente e não é que consegui fazer disso um novo hábito? Lembro que naquela época achei o limão muito azedo mas dessa vez não.

E pra quem não sabe além da tequila a limonada é uma bebida típica mexicana. Isso porque a encontramos em todos os lugares, é muito saborosa e refrescante. Por lá desenvolvi o hábito de tomar água com gás e limão. Aqui infelizmente não consigo porque a água e o limão são diferentes, não têm o mesmo sabor, acredite se quiser. 

Desconfio que o nosso paladar muda com o passar do tempo e o que antes era doce, hoje pode ser sentido como muito doce e vice-versa para o amargo ou o azedo. O mesmo aconteceu com o café sem açúcar, tentei uma vez, não consegui, tentei uma segunda vez e agora não consigo tomar café com açúcar. Mas vamos aos benefícios do limão:
- desintoxica o organismo
- desincha, pois tem efeito diurético
- aumenta a sensação de saciedade ou seja, a sensação de fome diminui
- limpa o paladar, tirando a vontade pela doceria
- fortalece o sistema imune, protegendo contra doenças
- evita o envelhecimento precoce, pois combate os radicais livres
- alcaliniza o sangue, o que o torna um excelente antioxidante
- melhora o metabolismo
- limpa o intestino, eliminando excesso de gordura e muco
- tem poucas calorias, ou seja, não engorda
- é rico em nutrientes que melhoram o funcionamento hepático
- é rico em fibras o que melhora o transito intestinal
- atua na azia, gastrite e queimação 

E de quebra sinto que ele dá uma boa energia. Recentemente fiquei sem tomar o suco pela manhã e senti muita falta. Realmente me sinto muito mais disposta nos dias que tomo, até porque agora esse ritual se tornou um hábito. Super recomendo que você tente também, como citei, os benefícios são inúmeros.

Mais uma dica extra, se tu quiser dar um up na imunidade é recomendado tomar uma vez por semana chá de gengibre, com mel e limão, de preferência morno ou frio. Essa receita aparece sempre por aqui quando algum resfriado ameaça dar as caras. É tiro e queda.

E aí pessoal o que vocês acharam dessa dica? Alguém já faz uso da água morna com limão? Me conta aí.

Tchau tchau.